A importância da Pesquisa de Inteligência de Mercado no Marketing Digital

A importância da Pesquisa de Inteligência de Mercado no Marketing Digital

06/12/2018

Já é uma realidade para muitas empresas o marketing digital que apresenta métricas mais fiéis e correspondentes ao tradicional marketing. Mesmo que a empresa tenha excelentes métodos e técnicas de comunicação, é indispensável conhecer, para poder atender o seu público-alvo com excelência. Podemos afirmar que “quem não mede não gerencia.”

Estas considerações valem tanto para o empresários e investidores iniciantes quanto para empresários experientes.

Investidores e empresários que abrem negócios sem informações inteligentes, deduzindo que uma pesquisa de mercado é um investimento alto, acabam contando com o imprevisto e a sorte para obter receita. Já os empresários com experiência em seu ramo atuação acreditam que contar com a lógica e com experiências anteriores é a melhor maneira para se basear em seus investimentos. Esse comportamento na tomada de decisão, gera a tão conhecida frase “Sob Nova Direção.”

Ambos estão errados. Acabe com o “eu acho, eu sinto, ou eu penso.”

Em primeiro momento é preciso entender que a pesquisa de mercado pode ser acessível, uma vez que o investidor e/ou a empresa pode utilizar os resultados ao longo do tempo em seu negócio, e até para ampliar o mesmo durante o percurso de sua atuação. Pesquisa é investimento e não custo!

Os resultados de um estudo de inteligência de mercado, possibilitam a definição de públicos específicos para ações de marketing digital, como para o desenvolvimento de conteúdos, seleção e segmentação do público-alvo, para melhor utilização das ferramentas do Facebook, Instagram, LinkedIn, e e-mail marketing, bem como apontar o posicionamento da marca no mercado, online e off-line. 

Cada um dos meios de comunicação mencionados, apresenta diferentes modos de seleção. Exemplo: se sua empresa atende a um segmento específico de clientes, os anúncios tendem a ser exibidos de acordo com o gênero, faixa etária, região, hábitos, faixa de renda, entre outros, o mesmo se refere ao tom e estilo que a marca irá definir na comunicação e desenvolvimento dos materiais gráficos e digitais.

Com a realização desta modalidade de estudo é possível alcançar assertivamente os clientes que estão no nicho escolhido.

Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Prof. Dr. Claudio Shimoyama, a pesquisa de inteligência e marketing, visa entender a atual realidade do mercado, bem como a receptividade do produto/serviço oferecido, gerando ainda, informações estratégicas e seguras para tomada de decisão. 

Afirma que as informações geram conhecimento, quem tem conhecimento tem poder, e quem tem o poder está no comando. Pense Nisso!!

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