Pesquisa sobre o DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

Pesquisa sobre o DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

08/03/2019

O Grupo Datacenso, realizou uma pesquisa, junto aos consumidores brasileiros, com o objetivo de identificar as situações em que os clientes fazem reclamações sobre produtos ou serviços que adquiriram às empresas.
 
Nosso foco, foi quantificar estas reclamações, e se os consumidores tiveram retorno das empresas reclamadas.
 
Esta pesquisa, considerou os seguintes pontos:
1. Para quais segmentos já fez alguma reclamação;
2. Em qual segmento foi a última reclamação;
3. Qual meio utilizou para reclamar;
4. Se obteve retorno;
5. Como foi este retorno;
6. Grau de satisfação com o retorno recebido;
7. Como avalia o perfil como consumidor;
8. Perfil do respondente
 
Segmento: Com isso, o estudo apontou que o serviço de TELEFONIA está no topo do ranking das empresas reclamadas, com 27%, em segundo lugar, vem o serviço de internet que registrou 16% do total reclamações. 
 
Meio de Reclamação: O MEIO mais utilizado para reclamações foi na maioria 62% feita diretamente na empresa reclamada, seguido de 17% no Reclame Aqui e 10% Procon.
 
Retorno: 74% dos reclamantes, obtiveram retorno da empresa, para 57%, destes, o retorno foi positivo, seguido de 25% de retorno negativo e 18% não tiveram retorno da reclamação.
 
Satisfação: A maioria 41%, se considera satisfeito ou muito satisfeito com o retorno e atenção que as empresas reclamadas deram para suas reclamações;
 
Como avalia seu perfil de consumo?  Quando perguntado sobre isso, os consumidores se dizem equilibrados, com 53%, seguido de 31% que se denominam consumistas ou muito consumistas.
 
 
 
 
Conclusão
 
Independente do ramo da empresa, em algum momento algumas reclamações de clientes serão apresentadas. 
Indiferente do tamanho do negócio, um dos pilares para o sucesso sempre vai estar na capacidade de lidar com o público-alvo, realizando o acompanhamento do atendimento, durante e depois das vendas.
 
Estamos na era 5.0, uma época em que os consumidores têm diferentes opções de produtos e serviços, um dos fatores de diferencial para uma empresa é o atendimento e em como saber lidar com as reclamações dos consumidores.
 
As empresas que conseguem lidar de maneira eficiente com as questões de cada cliente e auxiliam a resolverem seus problemas, estão no caminho certo para o crescimento do seu negócio.
 
Amostra contou com 518 consumidores entrevistados via autopreenchimento online, com o seguinte perfil: 50% masculino e 50% feminino, com faixa etária de 15 a 60 anos, nas 5 regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste.
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