Quem Somos



1995

A história do Grupo Datacenso começa com o Prof. Claudio Shimoyama, um entusiasta economista, que em 1994, quando diretor administrativo da rede de farmácias Drogamed, decidiu iniciar o seu próprio negócio, constituindo a DataPlan, uma empresa voltada à elaboração de planejamento estratégico empresarial. Assim, nascia a primeira empresa do Grupo Datacenso.

A DataPlan continuou a crescer quando surgiu uma demanda de um censo para o cadastramento de estabelecimentos comerciais no Paraná, para a empresa Philip Morris, uma força motivadora para iniciar a prestação de serviços na área de pesquisas de mercado, momento em que o Prof. Claudio ficou conhecido como o “japonês do censo”, inspirando a criação do nome Datacenso.

Então, em 28 de abril de 1995 foi constituída a segunda empresa, chamada Datacenso,  que nasceu com o objetivo de desenvolver projetos na área de pesquisa mercadológica. Deu-se início, então, ao desenvolvimento de estratégias comerciais, com visitas às agências de propaganda e publicidade e também, a parceria com o SEBRAE/PR.

1996

Em 1996, o Datacenso teve o seu primeiro trabalho na área política eleitoral. Contratação realizada pelo empresário Luiz Carlos Setim, na época prefeito de São José dos Pinhais.

2012

E em 2012, com quase dezessete anos de empresa, o Instituto Datacenso realizou uma das maiores amostras de pesquisa eleitoral no Brasil, com duas ondas de 5.000 entrevistas em Curitiba.

2017

No ano de 2017, visando a expansão da marca e serviços, iniciou-se a reestruturação da marca e identidade visual. Assim, o Instituto Datacenso passou a se chamar Grupo Datacenso, uma a marca composta por três núcleos de inteligência. Sendo DataCenso focado para estudos mercadológicos, DataVoz para estudos sociais e eleitorais, e DataEdu focada para consultoria, mentoria, treinamentos e palestras em educação corporativa.

2019

Em 2019, o Grupo Datacenso inicia um reposicionamento de marca, propiciando além da pesquisa,  inteligência de mercado e marketing, com acompanhamento de seus clientes, do início do projeto até a orientação para o uso assertivo das informações.



Hoje, o Grupo Datacenso atua em 5 países, com 10 escritórios regionais, em 6 estados, além do escritório matriz em Curitiba-PR.

Desde a nossa fundação, acreditamos que conhecimento é o nosso negócio. #elevaraspessoasatravésdoconhecimento



Missão

Contribuir através de informações inteligentes que geram conhecimento, para os clientes tomarem decisões estratégicas seguras e evoluírem em seus negócios.

Visão

Sermos referência nas áreas de Pesquisa, Inteligência de Mercado e Marketing Estratégico em seu mercado de atuação.

Valores

Ética, Honestidade, Humildade, Integridade,Respeito, Solidariedade, e Transparência.

Propósito - DNA

Elevar as pessoas através do conhecimento.