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3 dicas para aumentar o NPS da sua marca

Para avaliar o reconhecimento de uma marca e avaliar o nível de fidelidade, é preciso utilizar indicadores de desempenho, pois quem não mede, não gerencia. O NPS é um indicador de desempenho que permite mensurar o nível de clientes satisfeitos e promotores da marca, além de identificar se a empresa tem cliente insatisfeito e detrator. E medir o índice NPS (Net Promoter Score) é uma das tarefas mais relevantes na gestão de relacionamento.

Quem já respondeu pesquisas de mercado e marketing, já deve ter se deparado com a seguinte pergunta: “O quanto você indicaria a um amigo ou familiar determinado produto ou serviço?” Onde a resposta será uma nota de 1 a 10, sendo 1= Nada provável e 10= Altamente provável. São exatamente a partir dos dados obtidos nesta pergunta em que o NP é calculado e mensurado.

Com as informações obtidas no NPS, a empresa consegue analisar de forma quantitativa,  o nível de clientes que estão promovendo a marca e os clientes que podem estar falando mal da empresa. Permite identificar o perfil dos clientes satisfeitos e insatisfeitos com a qualidade do atendimento, do produto e serviço.

A média feita através do NPS é calculada subtraindo o número de clientes promotores que atribuem notas de 9 a 10, e pelos clientes detratores que atribuem notas de 0 a 6.

Neste texto, reunimos três dicas para elevar o NPS do seu negócio e aumentar os índices de satisfação e fidelização. Confira!

Um ponto essencial e como primeiro passo, é preciso pesquisar, entender os sentimentos do público-alvo, para assim desenvolver estratégias de mercado e marketing com informações inteligentes que possam aprimorar a abordagem nas vendas e comunicação.

Como segundo passo, a organização que tem dados de seu público-alvo, alinhado ao seu propósito e posicionamento, desenvolve campanhas mais eficazes, customizadas e de acordo com a jornada de compra do consumidor.

E por último, para alcançar o sucesso, a empresa precisa focar na experiência do consumidor. Oferecer soluções personalizadas e, constantemente, surpreender cada vez mais. Invista em processos de marketing de relacionamento, para aumentar o nível de fidelização com a marca e tenha uma assistência eficiente de pós-venda.

Não esqueça  de desenvolver uma abordagem que demonstre o quanto o cliente é importante para o seu negócio. Ou seja, não é preciso apenas  resolver os problemas, mas ultrapassar todas as expectativas do cliente gerando uma experiência única.

Por fim, o NPS é um instrumento de medida que permite ao gestor elaborar estratégias inteligentes, visando alcançar os objetivos da empresa de forma eficiente, e deve ser um processo de monitoramento constante.

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O segredo é ENTENDER para ATENDER

 

Claudio Shimoyama, 2021.
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