19/11/2021
Consumidores estão cada vez mais atentos às promoções enganosas e período de promoções ainda desperta desconfiança da maioria
Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro e é um sucesso. Ano passado as vendas atingiram US$ 9 bilhões, com destaque para o segmento on-line. Dados revelam que 40% das compras foram feitas a partir de um smartphone. Outro destaque ficou por conta dos pequenos comerciantes, que foram os maiores beneficiados, pois suas vendas subiram 545% em comparação a média diária de 2019. Mas e no Brasil? Como esse período de compras é recebido por quem busca preços especiais?
Em pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso, entre os dias 6 e 11 de novembro, com 200 entrevistados, 56% dos paranaenses revelaram que pretendem fazer compras durante a Black Friday, contra 44% que não vão fazê-lo. Esses dados mostram que esse período poderia ser mais explorado pelo comércio e ser uma oportunidade para estender as compras de Natal.
Para isso, é fundamental que o empresário entenda o perfil do seu público e saiba que a Black Friday é uma oportunidade para novos consumidores conhecerem seu negócio. Além disso, os preços devem ser diferenciados de fato. Promoções do tipo “tudo pela metade do dobro” podem trazer um problema ainda maior, arranhando a credibilidade e afastando clientes que até então eram fiéis.
Essa má fama da Black Friday no Brasil ainda persiste, e mudar essa impressão é possível. Entre os paranaenses entrevistados pelo Grupo Datacenso, apenas 38% avaliaram como boas ou ótimas as promoções apresentadas. Esse número deve ser encarado com um desafio e uma oportunidade, pois os consumidores estão cada vez mais atentos e podem fazer pesquisas de preços sem sair de casa. A tecnologia veio ajudar o consumidor nesse sentido, e fazendo com que o empresário tenha que desenvolver mais as suas habilidades de venda e retenção de clientes. Atendimento e produtos diferenciados e pós-venda excelente fidelizar clientes. Pense nisso!
Claudio Shimoyama
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