DIRETO AO PONTO COM PROF. CLAUDIO SHIMOYAMA

Dia do Cliente pode ser oportunidade para os lojistas

13/09/2021

Atendimento diferenciado conquista e fideliza o cliente

Com a alta dos produtos em geral, o consumo tende a diminuir devido ao impacto na economia doméstica. Para reverter esse quadro, o próximo dia 15, dia do cliente, pode ser uma alternativa para os lojistas ganharem fôlego em setembro, mês sem grandes datas comemorativas.

Além da oportunidade de venda, a data é o momento ideal para conquistar novos consumidores além de manter a fidelidade dos clientes. Ofertas para esse período costumam atrair clientes e mais que isso, podem colaborar com a divulgação da marca. Para fazer dessa data uma oportunidade de crescimento, o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, dá dicas de como aproveitar o 15 de setembro de forma mais eficaz.

 

  • Como nesse período as promoções são mais evidentes, o ideal é que sua empresa crie campanhas especificas, sem esquecer de diversificar os canais de comunicação. Quem não é visto, não é lembrado. 
  • Recompense a fidelidade do cliente. Valorize quem esteve com você nos últimos anos. Ofereça brindes e descontos especiais. Se essas ações forem personalizadas, você sai ainda mais na frente. Saber os gostos pessoais e as necessidades dos clientes não é difícil. Basta dar uma olhada em seu histórico de compras.

 

  • O atendimento ao cliente, seja presencial ou online, é importante em qualquer data. Decore a loja para a ocasião, ou, caso você tenha um e-commerce, envie pacotes decorados com pequenos bilhetes de agradecimento. Estes pequenos gestos irão fazer com o que o cliente se sinta valorizado, estreitando seu relacionamento com a marca. Além disso, vale a pena preparar umcafé da manhã, café da tarde ou lanches, por exemplo, que são ações simples e efetivas, para cativar os consumidores que entram no estabelecimento.

 

  • Aproveite para aparecer e também agradecer. Crie uma campanha com um slogan marcante homenageando seu público e comemorando o relacionamento bem-sucedido com os consumidores. Você pode usar números (vendas, clientes satisfeitos, crescimento), dados positivos de reputação (nota boa no Reclame Aqui e outras plataformas), depoimentos com elogios de clientes e qualquer outra informação que mostre os diferenciais da sua empresa.

 

Mas fique atento. Assim como um casamento não vive apenas de grandes eventos, o mesmo se aplica à relação empresa e cliente. De nada adianta uma empresa querer se lembrar de seu cliente apenas em alguma data especial como o aniversário ou mesmo o dia do cliente; ainda mais se esta lembrança for motivada por um interesse unilateral, que é a venda em si.

Criar um cronograma e uma identidade de campanhas faz com que a relação com o cliente seja ainda mais amistosa e solidificada. Invista no relacionamento com o cliente e colha bons frutos.

Pense nisso!

 

Claudio Shimoyama
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