DIRETO AO PONTO COM PROF. CLAUDIO SHIMOYAMA

Os maiores desafios do microempresário

22/10/2021

Todo negócio oferece desafios e pode passar por momentos delicados, mas o microempresário, em especial, deve-se atentar a uma série de detalhes específicos do seu negócio. Confira a seguir os principais deles:

Administração e finanças: Muitos começam nessa estrada trabalhando em uma empresa e paralelamente se dedicam ao seu negócio. Assim, a renda do primeiro pode ser aplicada ao segundo e as contas podem fechar. Outra ideia é começar a empreitada com forte capitalização, para que as dívidas não surjam.

A gerência de dinheiro, impostos e a contabilidade da empresa fica ainda mais fácil se contar com especialistas na área. Um contador é fundamental principalmente para quem quer expandir ou focar sua atenção em outros fatores, dentro da própria empresa.

Dependência de um grande cliente ou de um único fornecedor: Pode parecer como acertar na loteria ter um grande cliente e que paga em dia, mas depender dele ou fazer com que seus pagamentos influenciem em mais da metade do seu fluxo de caixa é perigoso. Assim, você se torna um sub-contratado de uma empresa maior.

O ideal é diversificar a cartela de clientes para garantir um crescimento saudável da empresa, principalmente para evitar o risco de o contrato ser rompido a qualquer momento e a sua empresa ficar à deriva. Quando se tem uma pluralidade de clientes, quando um cliente parar de pagar, isso não será um grande problema. O mesmo vale para os fornecedores. Depender exclusivamente de um, pode interferir negativamente na entrega de produtos e até mesmo de serviços.

Rotatividade: Um processo seletivo ineficaz gera alta rotatividade, uma característica comum em empresas de pequeno porte. A falta de um bom processo seletivo e de um treinamento são responsáveis por essa falha. Faça avaliações periódicas e dedique-se a passar seu conhecimento para seu funcionário. Você tem três meses para garantir se fez uma boa escolha. Esse tempo impede também que você tenha gastos desnecessários com despesas trabalhistas. Um regimento interno também é importante para proteger o seu negócio.

Excesso de trabalho: “O boi engorda com o olho do dono”. Com certeza já se ouviu muito esse ditado popular, e ele tem um quê de verdade, mas também não se deve ficar refém do próprio negócio.

É importantíssimo amar e se dedicar à empresa, mas imaginar que ela para na sua ausência é um pensamento perigoso. O equilíbrio é a melhor decisão para driblar o estresse, a falta de tato com os colaboradores e a tomada de decisões precipitadas.

Imagem: Engana-se quem pensa que investir em ações de comunicação para fortalecer a imagem da marca apenas se restringe às grandes empresas. Ter um logo que retrate a sua identidade e com uma comunicação exata que atinge o público ideal faz a diferença, principalmente para quem está iniciando. Nesse quesito, foque em vender mais que um produto, mas um conceito. Vá além. Hoje as empresas não vendem mais roupas, mas vendem moda; não vendem mais cosméticos, mas beleza; não vendem mais móveis, mas bem-estar. Pense isso!

CRM Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente): Desenvolver estratégias de relacionamento com o cliente por meio do pós-venda e de pesquisa de satisfação é importante para sempre buscar a excelência. Monitore o relacionamento com os clientes e o que eles preferem. Muitas empresas saem do mercado por não observarem esses pontos. “Nem sempre se sai do mercado por fazer errado. Muitos saem do mercado por fazer certo – ou do mesmo jeito – por muito tempo”. Fuja da obsolescência programada.

 

Claudio Shimoyama
Todos os direitos reservados. Este artigo ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usado de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor.

Comentários