24/11/2021 Mesmo com a pandemia ainda presente e com uma nova variante assustando a Europa, as compras de fim de ano já começaram no Brasil, fomentadas pelo Black Friday e pela demanda reprimida de comemorar o Natal, evento que foi refreado nos anos anteriores, devido ao lockdown em algumas partes do país.
Para avaliar a expectativa dos comerciantes, o Grupo Datacenso entrevistou 506 pessoas no Paraná entre os dias 9 e 18 de novembro de 2021. Os dados revelam os lojistas otimistas: 75% dos entrevistados se mostram animados. Em Londrina esse número foi ainda maior: 85% esperam que as vendas superem as expectativas. No geral, os comerciantes esperam que o aumento do consumo seja 14% maior, se comparado ao ano passado.
Como as tendências previam, esse otimismo já era esperado, pois a vontade de comemorar a data e estar junto com a família incentiva o consumo. Muitas pessoas ficaram quase dois anos longe dos amigos e familiares e estão começando a sair agora. Por essa razão, muitos que não tinham o costume de presentear, o farão, em virtude dessa falta de contato causada pela pandemia. É uma forma de compensar essa ausência.
Outro ponto positivo registrado na pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso é o aumento da contratação temporária. Esse tipo de contrato já é previsto para o fim de ano, mas os números surpreendem. 53% dos empresários pretendem contratar para o fim do ano. Londrina se destaca com 61% de chances de contratar, mesmo que temporariamente.
Maringá também chama atenção, pois 46% empresários do município pretendem contratar funcionários efetivos. Observa-se, com tais estatísticas, que vivemos um novo momento no comércio e aos poucos as vagas são surgindo. Temporários ou efetivos, esses cargos servem para movimentar a economia. E isso sempre é positivo!
Claudio Shimoyama
Todos os direitos reservados. Este artigo ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usado de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor
Comentários
Facebook
Instagram
Linkedin