Blog

Você sabe se realmente o seu cliente está satisfeito?

Você sabe se realmente o seu cliente está satisfeito?

Uma das principais lições do mundo corporativo trata da importância da informação na tomada de decisão. Por isso, é necessário estar sempre atento ao que está acontecendo dentro e fora do ambiente de trabalho. Procurar obter o máximo de informações dentro dos projetos em que está envolvido é primordial para o alcance dos objetivos.

Estar bem informado é de suma importância para o sucesso do gestor. As ações que estão sendo tomadas por outras gerências, podem ter impacto direto no seu trabalho. E, nem sempre é prudente esperar pelo fluxo de informações da organização. Falhas de comunicação ocorrem nas melhores organizações.

Segundo o Consultor Rodrigo Riquelme, da Strategics Consultants, para que possamos melhorar continuamente o nível de nossos serviços, primeiramente devemos medir como tem sido o nível de qualidade de nossas atividades. Portanto, as pesquisas de mercado têm sido ferramentas consagradas para a tomada de decisão nas empresas. E quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado e seus clientes, melhor será o desempenho da sua organização. A inteligência de mercado ou gestão do conhecimento mercadológico, compartilha as melhores práticas e tecnologias para tornar acessíveis grandes quantidades de informação mercadológica e a geração de novos conhecimentos, permitindo a identificação, o mapeamento dos ativos de marketing e propiciando as empresas vantagens competitivas.

Inserir o conceito de INTELIGÊNCIA DE MERCADO no dia a dia de sua empresa contribui para que ela obtenha vantagens competitivas.

Sendo assim, o Grupo Datacenso, empresa especializada em inteligência de mercado e marketing, atuando no mercado a mais de 18 anos, com sede em Curitiba, e unidades em Maringá, Cascavel, São Paulo, Farroupilha e Brasília, oferece várias soluções de pesquisas buscando informações inteligentes do ambiente mercadológico visando monitorar a imagem da sua empresa junto ao mercado.

Atualmente, o Grupo Datacenso oferece várias pesquisas, com alta tecnologia, que podem moldar as necessidades das empresas que buscam o relacionamento a longo prazo com o cliente. Abaixo descrevemos as oportunidades que o  gestor pode ter para buscar informações mais seguras e obter sucesso na tomada de decisão:

1 – Um cliente satisfeito é um cliente leal? Qual a porcentagem de clientes que está falando bem da sua empresa ou marca?

A pesquisa de satisfação determina quais fatores de sucesso estão associados os níveis de recomendação e recompra e o que é básico, diferenciador e agrega valor em seu mercado. As empresas buscam saber sobre o universo de seus clientes não apenas visando atender as normas ISO ou manter um diagnostico sobre o negócio. A pesquisa de satisfação de clientes é uma realidade no mundo empresarial que preza pela sobrevivência do negócio.

2 – O que sua marca ganha ou perde com a imagem e o posicionamento atual? Qual é a identidade da sua marca junto mercado?

A pesquisa de imagem e posicionamento identifica o quanto a sua empresa e a sua marca constroem de admiração em seu mercado. O sucesso e a admiração de uma marca têm componentes racionais e emocionais, que devem ser avaliados em sua relevância para o processo de decisão da compra, esta avaliação se dá através desta modalidade de pesquisa.

3 – Como esta a qualidade do atendimento da sua equipe de vendas? Como o cliente avaliando a qualidade dos produtos, do ambiente de compra e do atendimento dos vendedores?

O cliente amigo (oculto) possibilita realizar um diagnóstico de atendimento nos estabelecimentos através de visitas/compras simuladas, com objetivo  de obter informações sobre o atendimento, considerando  a postura do atendente e da operadora de caixa com o cliente, como também a organização do estabelecimento e da exposição dos produtos, aumentando assim o nível de informação para a qualidade total  ao cliente.

4 – Será que o mercado tem potencial? Qual a viabilidade de mercado para abertura de um novo negocio ou lançamento de um novo produto?

A pesquisa de potencial de mercado, minimiza os riscos e aumenta as oportunidades, identificando volumes, valores, demandas e expectativas do mercado, como também, avalia a atratividade do negócio proposto, levando em conta outras marcas presentes e toda estrutura competitiva do mercado.

5- Os seus colaboradores estão comprometidos com o sucesso da empresa? O que motiva ou desestimula este comprometimento?

A pesquisa de clima interno/ organizacional (endobranding) não deve servir apenas para diagnosticar as percepções das pessoas com relação à liderança, à política interna, com os colegas ou até mesmo com a empresa como um todo. A pesquisa de clima interno deve também servir de instrumento estratégico para potencializar as relações e o engajamento dos colaboradores com os resultados organizacionais e das necessidades e desejos dos clientes.

6- Onde está concentrado o público alvo em áreas ainda não atendidas? Quais os locais com potencial para novos canais de atuação?

A pesquisa geomarketing é uma importante ferramenta que pode auxiliar organizações de diferentes segmentos de atuação no que diz respeito ao planejamento de marketing, possibilitando, por meio de mapas, que o desenvolvimento de estratégias e a tomada de decisão tenham mais agilidade, qualidade e precisão.

7 – O que pensa realmente o consumidor sobre a sua empresa? Será que o seu cliente está realmente está falando a verdade?

A pesquisa de neuromarketing apresenta novas técnicas que agregam muito as metodologias tradicionais, possibilitando um entendimento não apenas consciente, mas inconsciente do consumidor, através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos, utilizando ferramentas com alta tecnologia. Este conhecimento vai ajudar a criar produtos de marketing e serviços concebidos de forma mais eficaz e campanhas de comunicação, mais centradas nas respostas do cérebro.

A partir do momento que se tem as informações confiáveis pode se corrigir o rumo de ações previamente realizadas ou confirmar se as coisas continuam acontecendo conforme o planejado.

Uma decisão nunca é apenas uma decisão. Mais que isso, qualquer processo de decisão carrega em si uma contradição: para tomar decisões, é preciso ter mais conhecimento. O problema é que o conhecimento é um processo que costuma gerar dúvidas a um ritmo mais rápido do que fornece respostas. É de sua natureza enxergar cada vez mais complexidade nas situações. Tomar decisões, ao contrário, requer clareza, foco e confiança. Não é à toa que os ignorantes costumam ser bem mais decididos que os sábios.

Achar o ponto ótimo entre o conhecimento e ação é uma espécie de gestão do próprio processo de decisão. Você quer dar conta da realidade da melhor maneira possível, mas não a ponto de paralisar o processo. Em algum momento, é preciso pôr um ponto final e buscar o equilíbrio entre a emoção e razão. Pense nisso!

Claudio Shimoyama, 2019.
Todos os direitos reservados. Este artigo ou qualquer parte dele não pode ser reproduzido ou usado de forma alguma sem autorização expressa, por escrito, do autor ou editor.

Comentários