DIRETO AO PONTO COM PROF. CLAUDIO SHIMOYAMA

Você sabe se realmente o seu cliente está satisfeito?

Uma das principais lições do mundo corporativo trata da importância da informação na tomada de decisão. Por isso, é necessário estar sempre atento ao que está acontecendo dentro e fora do ambiente de trabalho. Procurar obter o máximo de informações dentro dos projetos em que está envolvido é primordial para o alcance dos objetivos.

Estar bem informado é de suma importância para o sucesso do gestor. As ações que estão sendo tomadas por outras gerências, podem ter impacto direto no seu trabalho. E, nem sempre é prudente esperar pelo fluxo de informações da organização. Falhas de comunicação ocorrem nas melhores organizações.

Segundo o Consultor Rodrigo Riquelme, da Strategics Consultants, para que possamos melhorar continuamente o nível de nossos serviços, primeiramente devemos medir como tem sido o nível de qualidade de nossas atividades. Portanto, as pesquisas de mercado têm sido ferramentas consagradas para a tomada de decisão nas empresas. E quanto maior for o seu conhecimento sobre o mercado e seus clientes, melhor será o desempenho da sua organização. A inteligência de mercado ou gestão do conhecimento mercadológico, compartilha as melhores práticas e tecnologias para tornar acessíveis grandes quantidades de informação mercadológica e a geração de novos conhecimentos, permitindo a identificação, o mapeamento dos ativos de marketing e propiciando as empresas vantagens competitivas.

Inserir o conceito de INTELIGÊNCIA DE MERCADO no dia a dia de sua empresa contribui para que ela obtenha vantagens competitivas.

Sendo assim, o Grupo Datacenso, empresa especializada em inteligência de mercado e marketing, atuando no mercado a mais de 18 anos, com sede em Curitiba, e unidades em Maringá, Cascavel, São Paulo, Farroupilha e Brasília, oferece várias soluções de pesquisas buscando informações inteligentes do ambiente mercadológico visando monitorar a imagem da sua empresa junto ao mercado.

Atualmente, o Grupo Datacenso oferece várias pesquisas, com alta tecnologia, que podem moldar as necessidades das empresas que buscam o relacionamento a longo prazo com o cliente. Abaixo descrevemos as oportunidades que o  gestor pode ter para buscar informações mais seguras e obter sucesso na tomada de decisão:

1 – Um cliente satisfeito é um cliente leal? Qual a porcentagem de clientes que está falando bem da sua empresa ou marca?

A pesquisa de satisfação determina quais fatores de sucesso estão associados os níveis de recomendação e recompra e o que é básico, diferenciador e agrega valor em seu mercado. As empresas buscam saber sobre o universo de seus clientes não apenas visando atender as normas ISO ou manter um diagnostico sobre o negócio. A pesquisa de satisfação de clientes é uma realidade no mundo empresarial que preza pela sobrevivência do negócio.

2 – O que sua marca ganha ou perde com a imagem e o posicionamento atual? Qual é a identidade da sua marca junto mercado?

A pesquisa de imagem e posicionamento identifica o quanto a sua empresa e a sua marca constroem de admiração em seu mercado. O sucesso e a admiração de uma marca têm componentes racionais e emocionais, que devem ser avaliados em sua relevância para o processo de decisão da compra, esta avaliação se dá através desta modalidade de pesquisa.

3 – Como esta a qualidade do atendimento da sua equipe de vendas? Como o cliente avaliando a qualidade dos produtos, do ambiente de compra e do atendimento dos vendedores?

O cliente amigo (oculto) possibilita realizar um diagnóstico de atendimento nos estabelecimentos através de visitas/compras simuladas, com objetivo  de obter informações sobre o atendimento, considerando  a postura do atendente e da operadora de caixa com o cliente, como também a organização do estabelecimento e da exposição dos produtos, aumentando assim o nível de informação para a qualidade total  ao cliente.

4 – Será que o mercado tem potencial? Qual a viabilidade de mercado para abertura de um novo negocio ou lançamento de um novo produto?

A pesquisa de potencial de mercado, minimiza os riscos e aumenta as oportunidades, identificando volumes, valores, demandas e expectativas do mercado, como também, avalia a atratividade do negócio proposto, levando em conta outras marcas presentes e toda estrutura competitiva do mercado.

5- Os seus colaboradores estão comprometidos com o sucesso da empresa? O que motiva ou desestimula este comprometimento?

A pesquisa de clima interno/ organizacional (endobranding) não deve servir apenas para diagnosticar as percepções das pessoas com relação à liderança, à política interna, com os colegas ou até mesmo com a empresa como um todo. A pesquisa de clima interno deve também servir de instrumento estratégico para potencializar as relações e o engajamento dos colaboradores com os resultados organizacionais e das necessidades e desejos dos clientes.

6- Onde está concentrado o público alvo em áreas ainda não atendidas? Quais os locais com potencial para novos canais de atuação?

A pesquisa geomarketing é uma importante ferramenta que pode auxiliar organizações de diferentes segmentos de atuação no que diz respeito ao planejamento de marketing, possibilitando, por meio de mapas, que o desenvolvimento de estratégias e a tomada de decisão tenham mais agilidade, qualidade e precisão.

7 – O que pensa realmente o consumidor sobre a sua empresa? Será que o seu cliente está realmente está falando a verdade?

A pesquisa de neuromarketing apresenta novas técnicas que agregam muito as metodologias tradicionais, possibilitando um entendimento não apenas consciente, mas inconsciente do consumidor, através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos, utilizando ferramentas com alta tecnologia. Este conhecimento vai ajudar a criar produtos de marketing e serviços concebidos de forma mais eficaz e campanhas de comunicação, mais centradas nas respostas do cérebro.

A partir do momento que se tem as informações confiáveis pode se corrigir o rumo de ações previamente realizadas ou confirmar se as coisas continuam acontecendo conforme o planejado.

Uma decisão nunca é apenas uma decisão. Mais que isso, qualquer processo de decisão carrega em si uma contradição: para tomar decisões, é preciso ter mais conhecimento. O problema é que o conhecimento é um processo que costuma gerar dúvidas a um ritmo mais rápido do que fornece respostas. É de sua natureza enxergar cada vez mais complexidade nas situações. Tomar decisões, ao contrário, requer clareza, foco e confiança. Não é à toa que os ignorantes costumam ser bem mais decididos que os sábios.

Achar o ponto ótimo entre o conhecimento e ação é uma espécie de gestão do próprio processo de decisão. Você quer dar conta da realidade da melhor maneira possível, mas não a ponto de paralisar o processo. Em algum momento, é preciso pôr um ponto final e buscar o equilíbrio entre a emoção e razão. Pense nisso!

Claudio Shimoyama, 2019.
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