Pesquisa FACIAP–Datacenso aponta que, após dois anos celebrando a data com as restrições, a expectativa do comerciante paranaense para o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, em 2022 será de crescimento em relação ao ano anterior.
Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, o estudo revela um comerciante paranaense animado com as vendas do Dia das Mães 2022, ou seja, está mais esperançoso e apostando num desempenho bem melhor que o ano passado.
A pesquisa aponta que, no geral, a maior parte dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas do Dias das Mães deste ano serão superiores às do ano passado. A expectativa é de um crescimento de 19%. Ponta Grossa e Cascavel são as regiões mais otimistas.
Nos últimos dois anos de pandemia, os comerciantes passaram a data com as lojas fechadas e com horários restritos, o que fez as vendas despencarem. Este ano o cenário é diferente, a recuperação gradual da economia, provocada pela reabertura definitiva do comércio, pela vacinação e também, agora, pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados contribuem diretamente na melhora do movimento e das vendas no comércio.
Além disso, a liberação do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário dos aposentados são fatores que também podem potencializar as vendas dos comerciantes no Dia das Mães.
De acordo com o estudo, a maior parte 67% dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo do seu negócio, principalmente os de Ponta Grossa. A cada dez comerciantes, sete se dizem animados.
Quanto a expectativa em relação a economia, a maior ocorrência dos comerciantes paranaenses está esperançosa. já 30% estão aguardando a evolução do cenário econômico e parte está preocupada. Nota-se que as opiniões estão divididas, ou seja, ainda há incertezas quanto ao rumo da economia. Os comerciantes das regiões de Londrina e Francisco Beltrão estão mais preocupados.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa quantitativa foi realizada, no período de 25 e 26 de abril de 2022. No levantamento foram entrevistados 507 comerciantes nas principais cidades do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Francisco Beltrão e Pato Branco. As entrevistas foram realizadas via telefone. A leitura dos resultados deve considerar a margem de erro é de 4%, considerando grau de confiança de 95%, sendo satisfatória para uma análise estatística.
Confira abaixo o relatório completo de acordo com as perguntas feitas aos entrevistados:
Comentários
Facebook
Instagram
Linkedin