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Dia das Crianças: venda cresce 1% no comércio curitibano

Pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso em outubro de 2019, a pedido da Associação Comercial do Paraná – ACP, revela que as vendas do comércio para o Dia das Crianças em 2019 cresceram 1% em comparação ao mesmo período do ano passado, corrigidas pela inflação acumulada dos últimos 12 meses de 2,89%. Ano passado houve uma queda real de 5,6%, corrigido pela inflação acumulada no período. Melhor resultado dos últimos anos.

Segundo pesquisa, a maioria dos comerciantes curitibanos está esperançoso com o seu negócio para os próximos meses, principalmente os comércios de médio e grande porte, localizados no centro. Em relação a 2018, houve uma pequena retração do comerciante esperançoso, que passou para preocupado.

E em relação aos investimentos, a maioria dos comerciantes curitibanos não irão realizar investimentos em seu negócio nos próximos meses, independente do porte e da região em que estão localizados. Para os que irão fazer investimentos, os mais citados são: mudanças relacionadas aos produtos oferecidos (variedade e qualidade) e mudanças na parte estética (redecorar, modernizar e pintar).

Ainda, de acordo com a pesquisa, os principais presentes que os consumidores curitibanos compraram no Dia das Crianças foram, principalmente brinquedos, seguidos de roupas e livros, em que se analisando por gênero, a maioria dos homens comprou o presente em shoppings e as mulheres, em lojas de rua. Por classe social, na A/B predominou o shopping. Já a classe D/E preferiu comprar em loja de rua. E na classe C ficou equilibrado.

Em 2019, o valor médio que os consumidores curitibanos gastaram no Dia das Crianças foi de R$ 135,00 por presente. Ano passado, o valor médio gasto pelos consumidores foi de R$ 123,00, ou seja, este ano gastaram 10% a mais.

Segundo o Professor Doutor Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso, as vendas no Dia das Crianças no comércio curitibano apresentaram melhor desempenho em relação ao ano passado e também em relação as demais datas comemorativas. O resultado positivo se deve principalmente pela retomada da confiança da economia, que vem apresentando melhoras com a queda da inflação, e também pela liberação do FGTS.

Em relação aos consumidores curitibanos, a maioria está cada vez mais confiante e animada, principalmente os homens que gastaram mais que as mulheres com o presente de Dia das Crianças.

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