A expectativa de venda do comerciante paranaense para o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, é de pequena retração em relação ao ano passado. Pelo segundo ano consecutivo, o cenário é negativo em função da crise gerada pela pandemia da Covid-19. Em relação à expectativa da economia, os empresários mostraram-se preocupados, porém, esperançosos com o seu negócio.
Os números são da Pesquisa Faciap/Datacenso, que mediu a expectativa dos empresários do comércio para o Dia das Mães 2021. A equipe de pesquisadores ouviu 1.000 empresários de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, entre os dias 3 e 7 de abril de 2021.
Confiança
O Índice de Confiança do Comerciante, que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 125 pontos, numa escala de 0 a 200, demonstrando que os comerciantes estão preocupados com a situação atual, mas esperançosos.
Expectativa da economia
Em relação ao rumo da economia e o cenário de vendas para os próximos meses, a maioria dos entrevistados (54%), também mostra-se preocupada, porém esperançosa. O otimismo fica por conta dos entrevistados de Cascavel, com 56% afirmando estarem esperançosos e Maringá, com 44%. “A grande maioria dos empresários realmente está preocupada em função da falta de expectativas num momento de pandemia e de incertezas frente às medidas de combate à pandemia. Fechamos a loja hoje e não sabemos se abriremos amanhã cedo”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes, ao analisar como normal essa preocupação dos empresários.
Pandemia
A pesquisa Faciap/Datacenso mostra, também, que a crise gerada pelo coronavírus continua afetando a vida do comerciante: 83% dos entrevistados tiveram que fechar sua loja para cumprir protocolos de saúde. Os comerciantes se viram obrigados a se adaptar à nova realidade. Uma média de 63% investiu durante a pandemia, inclusive, na contratação de entregadores/delivery para amenizar essa queda nas vendas, em comunicação e vendas on-line. Além disso, o menor poder aquisitivo dos consumidores, aliado ao aumento do custo das mercadorias e a carga tributária elevada contribuíram para o desempenho negativo nas vendas, segundo os entrevistados.
Investimentos durante a pandemia
A pesquisa mostra também que a maior parte dos entrevistados fez algum investimento durante a pandemia, sobretudo os comércios de Londrina e Curitiba.
Metodologia da pesquisa:
A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, no período de 03 de abril a 07 de abril de 2021.No levantamento foram entrevistados 1.000 empresários paranaenses, envolvendo Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão.
A coleta de dados foi realizada por telefone e e-mail.
A leitura dos resultados deve considerar a margem de erro de 3,1%, no geral, considerando grau de confiança de 95%, sendo satisfatória para uma análise estatística.
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