Notícias & Pesquisas

Expectativa do comerciante curitibano para o Dia das Mães

Pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso aponta que, devido a pandemia da Covid-19, a expectativa do comerciante curitibano para o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, é de queda nas vendas em relação ao ano anterior.

A crise gerada pelo coronavírus tem afetado a vida tanto do comerciante, com lojas fechadas e queda nas vendas, quanto do consumidor, que irá reduzir o valor do presente do Dia das Mães em relação ao ano passado. Os consumidores estão mais cautelosos com os seus gastos, devido as incertezas da economia em nosso país.

O estudo aponta ainda que, a maior parte dos consumidores curitibanos irá fazer suas compras de Dia das Mães pela internet, outra mudança influenciada pela pandemia, que tem forçado o consumidor a utilizar ainda mais a tecnologia no seu dia a dia.

Segundo o CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, a pesquisa revela um comerciante curitibano apreensivo e preocupado com as vendas do Dia das Mães 2020 e com seus negócios. Há uma incerteza quanto ao futuro do país, impactando também os consumidores que estão mais precavidos, consumindo somente o necessário e mudando a sua forma de comprar. Infelizmente, a pandemia de coronavírus está gerando um impacto negativo no desempenho das vendas do comércio, no segundo melhor mês do ano,  ficando atrás apenas do Natal, em volume de vendas.

Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi realizada de forma quantitativa, no período de 29 de abril a 04 de maio de 2020. No levantamento foram entrevistados 100 comerciantes e 200 consumidores curitibanos, totalizando 300 entrevistas, online. A leitura dos resultados deve considerar a margem de erro por tipo de público é de 7% para os consumidores, e 10% para os comerciantes, considerando grau de confiança de 95%, sendo satisfatória para uma análise estatística.

Confira abaixo o relatório completo de acordo com as perguntas feitas aos entrevistados:

RELATÓRIO DIA DAS MÃES 2020

Comentários