Direto ao ponto com Prof. Claudio Shimoyama

Leia as últimas publicações

Artigos e materiais Acadêmicos Na Mídia

Redes sociais influenciam o consumidor na escolha da Marca

Redes sociais influenciam o consumidor na escolha da Marca

Redes sociais e veículos de comunicação exercem grande influência no comportamento de compra dos paranaenses O Grupo Datacenso Inteligência de Mercado, em parceria com a ADVB/PR,...

Leia Mais
Retrospectiva 2021

Retrospectiva 2021

Esse foi um ano especial para o Grupo Datacenso, em especial nosso segundo semestre. Não vou citar absolutamente todos os trabalhos realizados, mas destacarei alguns. Começamos...

Leia Mais
Tendências de consumo para o fim de ano

Tendências de consumo para o fim de ano

24/11/2021 Mesmo com a pandemia ainda presente e com uma nova variante assustando a Europa, as compras de fim de ano já começaram no Brasil,...

Leia Mais
Black Friday vale a pena no Brasil?

Black Friday vale a pena no Brasil?

19/11/2021 Consumidores estão cada vez mais atentos às promoções enganosas e período de promoções ainda desperta desconfiança da maioria (mais…)

Leia Mais

Sobre mim

Sejam bem-vindos ao meu blog!
Eu sou o Claudio Shimoyama, economista, com doutorado em gestão de negócios e estrategista de marketing. Sou CEO do Grupo Datacenso e trabalho com pesquisa, inteligência de mercado e marketing. Sou professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV, ministro matérias de marketing, relacionamento e inteligência de mercado.
Dizem por aí que pareço com o japonês da federal e que imito PSY, dançando a música Gagnam Style durante as aulas.
Sou japonês, brasileiro, amo sagu com creme, adoro sushi e churrasco.
Meu canal preferido é o Instagram, mas também estou no Facebook, LinkedIn e Youtube.

Telefone: (41) 3022-5091
Celular: (41) 99630-0339
claudio@datacenso.com.br

Redes sociais