Notícias & Pesquisas

A cada dez brasileiros, sete não possuem um bom planejamento financeiro

A cada dez brasileiros, sete não possuem um bom planejamento financeiro

O Grupo Datacenso em parceria com a Escola Conquer, realizou uma pesquisa visando mostrar como a pandemia está afetando a realidade financeira dos brasileiros, bem como, entender como a população está se relacionando com suas finanças pessoais durante a crise.

O resultado da referida pesquisa apresentou que 85% dos entrevistados não sabem como realizar investimentos.

O estudo realizado entre os dias 22 e 24 junho, com quase 15.000 entrevistados a nível nacional, apontou que 71% dos entrevistados não possuem um bom planejamento financeiro em casa, enquanto 51% deles tiveram redução de renda desde o início do isolamento social. Os dados mostram ainda que 67% dos respondentes já iniciaram o ano de 2020 endividados, um reflexo da crise econômica agravado pela falta de educação financeira no país.

“Consumir é necessário, mas é importante juntamente com o consumo adquirir o hábito de poupar. Poupar ajuda o país a se desenvolver e diminui o risco das pessoas enfrentarem dificuldades financeiras”, afirma Dr. Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso.

Além disso, a pesquisa identificou que 85% dos entrevistados não sabem investir seu dinheiro. Deste total, 35% dos respondentes não possuem nenhum tipo de conhecimento sobre como realizar investimentos, enquanto apenas 15% deles têm algum tipo de embasamento sobre o tema.

Diante dessa análise realizada pelo Grupo Datacenso, a Conquer decidiu liberar seu curso on-line de Finanças Pessoais de forma gratuita, a fim de ajudar a população a lidar melhor com seu dinheiro. Por meio de uma metodologia exclusiva, a escola de negócios cria trilhas individuais de aprendizado para cada aluno com a ajuda de algoritmos. Ao se inscrever, os estudantes respondem um questionário com perguntas sobre suas finanças, e assim a plataforma cria uma sequência de aulas compatível com a realidade de cada pessoa, desde aquelas que estão endividadas às que estão decidindo aonde investir seu dinheiro.

O curso conta com um time de profissionais que são referências em finanças pessoais, economia, investimentos e disciplina, como Tiago dos Reis, fundador da casa de análises do mercado financeiro Suno Research; e o economista, empresário e ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho.

A iniciativa da Escola Conquer é liberar o curso de Finanças Pessoais de forma gratuita, oferecendo aos brasileiros os conteúdos e um conjunto de ferramentas para ter resultados imediatos. Para fazer a inscrição, os alunos devem acessar este link até 27 de julho de 2020.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa sobre comportamento financeiro do brasileiro foi realizada de forma quantitativa, entre os dias 22 a 24 de junho de 2020, de forma on-line. No levantamento foram entrevistados 14.779 alunos que se inscreveram no curso de inteligência financeira ofertado pela Conquer. A leitura dos resultados deve considerar uma margem de erro de 1,0% (um ponto percentual), com grau de confiança de 95%, sendo satisfatória para uma análise estatística.

Comentários

Entre em contato