Notícias & Pesquisas

Crescem as vendas on-line da Black Friday em 2020

Em 2020, a edição Black Friday aconteceu no dia 27 de novembro, tradicionalmente uma sexta-feira. E apesar de ter gerado grandes polêmicas, em relação ao termo “Black” se referir a uma conotação negativa, notamos que algumas marcas tiveram um novo posicionamento, alteraram a palavra “Black” por Color, Best, Red. E ainda assim, o potencial de vendas on-line da data, só aumenta com o passar do tempo.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Datacenso, após o período da Black Friday, apresentou que as compras em 2020, foram feitas pela internet pela maior parte dos consumidores paranaenses. Havendo um crescimento no índice em relação a 2019, com aumento de 12%.

No ano de 2019, 70% dos entrevistados realizaram suas compras pela internet, 16% em loja física e 14% em ambos. Já em 2020, 82% dos consumidores realizaram suas compras em loja virtual, seguido de 9% em loja física e 9% em ambos.

Durante a pesquisa, também foi identificado que para 44% dos consumidores entrevistados, a pandemia pelo coronavírus (COVID-19), não influenciou o comportamento de compras dos paranaenses, ou seja, os consumidores continuaram comprando igual, mas a porcentagem significativa de 30% relata que passaram a comprar mais, já 17% menos e 9% começaram a comprar.

Segundo o estudo, apenas 23% dos entrevistados fizeram compras de Natal no período da Black Friday.

Na avaliação, o cartão de crédito (81%) foi a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores na Black Friday 2020. Em segundo lugar, ficou o boleto com 24%, seguido de cartão de débito (12%). E por fim, seguido de 2% com carteira digital e 1% por outras formas no geral.

As categorias de produtos comprados pelos consumidores foram as seguintes:

27% – Roupas/vestuário

22% – Eletroportáteis

19% – Calçados

16% – Produtos de informática

15% – Celulares/Tablets

14% – Produtos de beleza

11% – Produtos de casa e decoração

8% – TV’S

8% – Linha branca

8% – Games/Jogos eletrônicos

8% – Utensílios de gastronomia

6% – Brinquedos

42% – Outras citações

Segundo a pesquisa, o valor que o consumidor gastou em média na compra de Black Friday edição 2020, é de R$ 1.118,01.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2020. Foram entrevistados 267 consumidores paranaenses, via internet. A amostra apresenta margem de erro de 6%, considerando grau de confiança de 95%, satisfatória para uma análise estatística.

As análises cuja soma das porcentagens não totalizam 100%, são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

Comentários