DIRETO AO PONTO COM PROF. CLAUDIO SHIMOYAMA

A importância da pesquisa de mercado

15/10/2021

Esse investimento é fundamental para iniciar um negócio de sucesso

Com o mercado formal vivendo um novo formato, empreender tem sido um caminho cada vez mais trilhado por quem busca independência financeira e um novo ar na carreira. Mas antes de abraçar esse mundo business, é fundamental entender o público, as demandas e o mercado. Aí é que entra a pesquisa de mercado. Sem um conhecimento profundo dessas áreas, seu negócio pode estar fadado ao fracasso ou se ver em dificuldades logo no início.

Com os resultados da pesquisa de mercado, você compreende o seu público e entende como converter um interessado em um cliente. Pode parecer óbvio, mas é de suma importância entender quem se deseja atingir. Muitas empresas fecham por não entender esse ponto tão crucial.

Para compreender todas as gamas de uma pesquisa de mercado, primeiro definimos o seu objetivo, ou seja, o que se deseja obter e analisar com a coleta de dados. Uma pesquisa com o foco certo, garante resultados mais precisos. Por isso afinar essa sintonia entre empresa de pesquisa e empreendedor é primordial para uma pesquisa eficaz. No Grupo Datacenso fazemos reuniões com nossa equipe e o cliente para entender as suas necessidades e expectativas. Esse contato norteia nosso trabalho e traz confiança ao cliente, especialmente para aquele que nunca contratou esse tipo de serviço.

A segunda etapa consiste em verificar quem é o público-alvo da pesquisa. Engana-se quem pensa que nessa fase apenas o cliente é o foco. Fornecedores e concorrentes também devem ser analisados. Todo o ambiente deve ser conhecido, para serem evitadas surpresas.

Com isso definido, a elaboração do roteiro define as perguntas e o perfil da pesquisa, que pode ser qualitativa ou quantitativa (ou ambas). Com a pesquisa aplicada e os resultados obtidos, é hora de analisá-los e filtrá-los de acordos com a necessidade exigida.

É com os resultados desse material e do plano de negócios que estratégias são traçadas com mais solidez, reduzindo o desperdício de tempo, esforço e custos. Essa otimização é fundamental, principalmente no começo do negócio, pois também garante leads mais qualificados, e a identificação e resolução de pontos falhos no plano de negócios.

Enfim, precisamos entender para atender!

 

Claudio Shimoyama
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