26/07/2021
Em busca de novas receitas, instituições bancárias estão apostando em venda on-line de produtos dentro dos seus “ecossistemas”. Mas você sabe o que é marketplace e qual a estratégia por traz dessa nova tendência?
Marketplace é uma plataforma que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços. Ou seja, é um espaço virtual que reúne vendedores ou prestadores de serviços. O mais conhecido no Brasil é o do Facebook, em que os usuários podem comprar ou vender dentro da rede social. A vantagem desse modelo é que os clientes podem comparar preços e avaliar os vários prestadores de serviços enquanto os vendedores podem divulgar seu trabalho nesta vitrine on-line.
Com essa estratégia, os bancos vendem produtos de varejistas parceiros e ganham uma comissão por isso. Pode ser um celular, uma geladeira ou qualquer outro produto de interesse. A consequência disso é óbvia: aumento de clientes e receita, e consequente fidelização.
Embora no início, os bancos brasileiros já começam com o pé direito nessa estratégia. Alguns deles, como Banco do Brasil e Itaú, acreditam que com essa novidade, os clientes visualizam melhor os benefícios em ser cliente dessas instituições.
O que já sabemos é que o Itaú está em fase de criação de estratégias para atuar antes da Black Friday. O modelo Inter oferece produtos de telefonia, eletrônicos, eletrodomésticos e games. O BB, por ora, se dedica exclusivamente ao Marketplace de agronegócio, que conta com mais de 550 produtos, de tratores a defensivos agrícolas.
Com as novidades no setor bancário, principalmente on-line e sem agências físicas, os bancos tradicionais precisam dessa nova estratégia para manter o relacionamento com o cliente também para atualizar sua imagem. Com o marketplace, essas empresas garantem que o cliente concentre o consumo dentro do conglomerado. Outros benefícios que vão trazer um novo fôlego ao setor é o cashback, giftcards, programas de fidelidade e descontos na fatura. Mudar e renovar é preciso. Sempre!
Claudio Shimoyama, 2021.
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