DIRETO AO PONTO COM PROF. CLAUDIO SHIMOYAMA

Marketing pessoal. Sua marca é ser diferente!

Cada vez que você consegue utilizar suas habilidades e qualificações para se diferenciar e alavancar sua carreira, você está praticando o marketing pessoal e deixando a sua própria marca.

O marketing pessoal te ajuda a diferenciar-se em meio de tantos profissionais, aonde você fica conhecido devido sua imagem marcante e a percepção de suas habilidades. A união de várias habilidades, reconhecimento, diferenciação, estilo próprio e o jeito de ser, são habilidades estratégicas que são classificadas como marketing de diferenciação.

Atualmente existem várias técnicas que visam desenvolver marketing pessoal em profissionais, e a mais importante é: conhecer a si mesmo. Identificar quais são seus pontos fortes e fracos para usá-los a seu favor é fazer marketing pessoal.

Ah, vale ressaltar que marketing pessoal também é visual e nesse quesito, pode-se usar como exemplo o esporte mais praticado no Brasil, aonde temos vários casos de diferenciação. E um deles, o mais comentado atualmente, é o jogador de futebol Neymar, aonde o marketing pessoal inicia com a velha e conhecidíssima história do menino humilde que venceu na vida através desse esporte e hoje tem milhares de fãs espalhados pelo país, mas que tem um estilo próprio e que chama atenção, combinado seus cortes de cabelos com suas entrevistas épicas onde tem uma grande diferenciação.

Pouco adianta você ser um ótimo profissional, com habilidades valorizadas no mercado, se ninguém vê isso. Digamos que o segredo é se fazer notar.

E se você quer aprimorar o seu marketing pessoal, a dica é: tenha um objetivo, pratique o autoconhecimento, analise suas forças e fraquezas, potencializando o que há de melhor em suas habilidades, cuide do seu visual, esteja ligado ao que acontece no mundo. Diariamente, crie o hábito de ler notícias, assim quando estiver em um grupo seja de qual for a área terá conteúdos para gerar uma boa comunicação entre os demais, faça networking, participe de eventos como palestras, cursos e seminários e não esqueça de trocar cartões de visitas, e por último, seja um influenciador nas redes sociais, agindo de maneira sensata e sem grandes exageros, aonde seja possível gerar conteúdos com informações acessíveis que inspirem as pessoas para evoluir.

Às vezes, você pode estar em supermercados, almoço com a família, ou mesmo no shopping, e encontrar um conhecido, amigo, e ali pode ser um momento para comunicar o seu trabalho, entregar um cartão ou anotar o celular do conhecido do momento.

Espero que, com as breves dicas apresentadas, você se sinta preparado para investir na melhoria da sua imagem para alcançar seus objetivos no novo ano que se inicia.

E que tal começar agora mesmo? Pense nisso!

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