16/08/2021
Muito tem se falado acerca do comportamento do consumidor depois que a pandemia acabar. São muitas as tendências, mas a demanda reprimida, as prioridades alteradas e o consumo digital são alguns dos apontamentos certeiros dos especialistas sobre o tema.
Outra constatação concreta é o novo comportamento que as empresas devem adotar; afinal, durante a pandemia foi constatado o aceleramento do meio digital, ampliando o leque de opções e esfacelando a fidelidade dos consumidores. No mundo pós-Covid, o desafio das empresas é melhorar a experiência dos clientes e agregar valor ao que vendem ou oferecem.
Os setores que podem aproveitar ainda mais nova fase são: alimentício, entretenimento, turismo e de saúde. É o que revela uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, no início deste ano.
Ainda foram citados: voltar a trabalhar em escritório ou em espaço compartilhado, manter contatos presenciais, visitar familiares, frequentar cultos religiosos e deixar de usar máscara facial.
Com isso, fica claro que as empresas devem entender que o consumidor vai sair da pandemia muito diferente de como entrou, com outras prioridades. Consequentemente, haverá necessidade de novos investimentos para interagir com o público e oferecer experiências por meio dos seus produtos e serviços. Será preciso ofertar benefícios que façam com que o consumidor seja conquistado pela marca, contribuindo, assim, para o reforço ou reconstrução da fidelidade do seu público.
Dica de leitura para se aprofundar no tema: “Shopper Marketing: Estratégia Integrada de Marketing para a Conquista do Cliente no Ponto de Venda, dos autores Rafael D’Andrea, Matheus Alberto Cônsoli e Leandro Angotti Guissoni.
Claudio Shimoyama, 2021.
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